1813

Pau Brasil

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Pau Brasil

Município de Pau Brasil recebeu o Programa Estadual de Rastreamento do câncer de mama

Fonte: SMS e SESAB
01/06/2023 às 18h17

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Unidade Móvel do Programa Estadual de Rastreamento do câncer de mama esteve em Pau Brasil durante os dias de 22 a 26 de maio para desenvolver a estratégia do Governo do Estado da Bahia por meio do programa do Governo do Estado da Bahia.

O Programa Estadual de Rastreamento do câncer de mama, está de volta aos municípios da Bahia a fim de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do agravo em mulheres baianas entre 40 e 69 anos de idade. Esse retorno foi comemorado pelas mulheres de Pau Brasil pelos benéficos da primeira fase da estratégia itinerante que visa a prevenção.

O Programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia mais próxima da sua região, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico. O público-alvo do Programa é de mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença.

A estratégia tem sido reconhecida como uma ferramenta de importante contribuição no acesso das mulheres às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.  A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação da Atenção Básica do município ofertou serviço de citologia e para o público do município da zona urbana e rural/Indígenas, atendeu a 67 mulheres, a Unidade Móvel do Estado ofertou 563 mamografias, tudo isso gratuito para as mulheres.

“Nós estamos trabalhando para que a saúde de Pau brasil possa avançar em todos os sentidos, a população cobra e nos estamos aqui para que essa população seja beneficiada com os trabalhos de forma igualitária por meio dos trabalhos ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde e para que isso aconteça estamos buscando parcerias”, declarou a Secretaria, Daiane Barros.

A Prefeita Barbara prado esteve presente no evento e Sangela Lemos, representando a CONAFER, esteve presente durante a realização do evento na Praça Juracy Magalhães.

Fonte: SMS e SESAB