1813

Prefeitura Municipal de Pau Brasil

Pular para o conteúdo

Gestores públicos do Litoral Sul da Bahia debatem ações para a agricultura familiar

Fonte: SDR
12/02/2021 às 23h20

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Gestores de municípios que compõem o Território de Identidade Litoral Sul, dirigentes e equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e representantes de organizações da agricultura familiar, reuniram-se, nesta sexta-feira (12), para debater sobre a execução de ações para o desenvolvimento rural e o fortalecimento da agricultura familiar, via parceria entre a SDR e o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA). O evento aconteceu na sede do município de Camacã.

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR ), Josias Gomes, destacou que o Litoral Sul da Bahia é uma região essencialmente agrícola, que poderá ter a sua agricultura desenvolvida e potencializada com um planejamento estratégico: "Com planejamento, as ações que são realizadas, isoladamente, pelo Governo do Estado, via SDR, consórcio e municípios serão potencializadas, fortalecendo os sistemas produtivos, ampliando a produção, produtividade e a renda das famílias. Dessa forma, nós, da Bahia, seremos autossuficientes na produção de alimentos".

O presidente do CIMA e prefeito de Jussari, Antônio Valete, destacou a importância da parceria firmada com o Governo do Estado, para a criação e manutenção dos consórcios: “A agricultura é o que gera emprego e renda para as famílias do campo, nesses municípios que são essencialmente agrícolas. A ação da SDR, Parceria Mais Forte, traz apoio com técnicos e insumos e, consequentemente, vai trazer trabalho e renda, desenvolver os municípios, evitar o inchaço nos grandes centros e, com o cultivo do cacau, preservar as matas e as nascentes”.

Durante o evento, foi apresentada a experiência de sucesso de organizações produtivas da agricultura familiar do município de Buerarema, apoiadas pelo projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR). As organizações estão conseguindo êxito na produção de cacau, com acesso à tecnologia, aquisição de máquinas e equipamentos, de mudas de cacau de qualidade da Biofábrica, manejo adequado do cultivo, controle de pragas e formação da equipe técnica e das famílias agricultoras.

Jorge Moura, secretário de Agricultura de Buerarema, explicou que 18 associações comunitárias do município se organizaram e conseguiram ter acesso a editais do Bahia Podutiva, como o de Fruticultura e de Cacau. O resultado foi o aumento da produção e agregação de valor ao cacau, com o processo de beneficiamento das amêndoas em nibs: “A iniciativa contaminou positivamente outras associações. Esse é o resultado de investimentos públicos unidos à organização de associações comunitárias da agricultura familiar".

Ações no Litoral Sul

Com investimento da ordem de R$941,3 mil, a população de Camacã passou a contar, em 2020 com o novo Mercado Municipal de Camacã, Juvaldo Rosa da Silva - Juju da Farinha, totalmente requalificado, com estrutura hidrossanitária e condições adequadas para comercialização, sobretudo de alimentos. No Litoral Sul, já foram requalificados também os mercados municipais de Almadina, Barro Preto, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Una, Itajuípe, Mascote, Uruçuca.

Outros investimentos realizados no território foram para o fortalecimento de sistemas produtivos como do cacau, com recursos do Bahia Produtiva/CAR/SDR, em assistência técnica e extensão rural (Ater), qualificação de agroindústrias, apoio à gestão e logística, entre outras ações. Mesmo diante das dificuldades ocasionadas pela pandemia, foram realizadas ainda ações como a intensificação das renovações e emissões de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), pela equipe da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), que possibilitou o acesso ao crédito de centenas de famílias agricultoras de municípios do Litoral Sul.

Barbara Prado (Prefeita de Pau Brasil) e Cizânia Muniz (Secretaria da Agricultura, Indústria, Comercio, Turismo e Meio Ambiente de Pau Brasil), também estiveram presentes.

Fonte: SDR

Fotos: SDR e Paulo José