Prefeitos do CIMA se reúne para conhecer a estratégia do Parceria Mais Forte.

Fonte: Blog Paulo José e SDR
15/08/2021 às 11h45

Representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) se reuniu com gestores dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima), para apresentar a estratégia do Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, que tem o objetivo de integrar e qualificar os processos de gestão e de execução das políticas públicas para a agricultura familiar. A reunião aconteceu, nesta sexta-feira, (13), no município de Camacan, Território Litoral Sul, quando foi apresentado um plano de ação para dinamizar a economia dos municípios que participam do Consórcio.

Serão firmados novos convênios com o consórcio para a regularização fundiária, inspeção municipal e kits produtivos para levar melhorias na produção e renda para agricultores familiares que desenvolvem atividades nos sistemas produtivos da mandiocultura, cacauicultora, avicultura, piscicultura. Um investimento de cerca de R$6 milhões.

O consórcio já possui contrato do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), executado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), e o Território Litoral Sul já possui investimentos das unidades da SDR, a exemplo da requalificação do laticínio em Jussari, construção de uma nova planta industrial em Canavieiras, novo equipamento para processamento de mandioca em Mascote, Camacã e Arataca e no sistema produtivo da psicultura em Camacã.

O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, explicou que a discussão central foi uma política de desenvolvimento socioeconômico a partir do rural: “Fizemos uma estratégia de interagir os novos investimentos com os já existentes. A ideia é dinamizar a economia dos municípios, a partir do rural. A aceitação foi excelente, uma adesão de 100% das prefeituras, inclusive com ampliação do contrato de ATER, onde os municípios vão investir em mais técnicos para difundir essa tecnologia nova de integração das políticas públicas”

As ações do Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia beneficiarão os municípios de Jussari, Itaju do Colônia, Santa Luzia, Camacã, Canavieiras, Una, Arataca, São José da Vitoria, Pau Brasil e Mascote.

Na oportunidade os prefeitos sul-baianos se reuniram na sede do CIMA onde discutiram sobre os preparativos para volta às aulas presenciais nos municípios. Na reunião os prefeitos lamentaram o momento de queda das receitas, ao lembrar que o difícil momento para os cofres municipais pode prejudicar seus desempenhos nos cumprimentos de metas.

O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Laytynher, apresentou PowerPoint com projetos viáveis para cada município do CIMA. Quem também apareceu por lá foram as lideranças indígenas da Aldeia Caramuru - Pau Brasil, que aproveitando-se da ocasião para pedir um momento de atenção para clamarem por fortalecimento da agricultura e para saber a situação da execução do projeto de água para abastecer a Aldeia Caramuru.

Para os caciques Manoel Muniz, Fábio Titiáh e Adilson Jesus, é preciso incluir as comunidades indígenas nos projetos da SDR. Os prefeitos de Camacan, Paulo do Gás, Jussari, Valete, Arataca, Ferlu, Mascote, Arnaldo, Santa Luzia, Fernando Brito, Itaju do Colônia, Djalma, Pau Brasil, Babi e Canavieiras, Almeida, participaram do encontro. Os prefeitos de São José da Vitória e Una, enviaram representantes.

Valete, presidente do Cima disse que já está sendo visto com a SDR um alinhamento técnico do projeto para que o projeto possa andar e colocar água para os indígenas.

O desfecho final da reunião aconteceu com a visita a Unidade Fabril da Vista do Vale, onde os gestores tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da unidade que vem fabricando rações para os Territórios Litoral Sul e Extremo Sul do Estado.

Fotos: Weden