1813

Prefeitura Municipal de Pau Brasil

Pular para o conteúdo

Prefeitura faz homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde

Fonte: SAUDE
18/10/2021 às 19h03

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Os Agentes Comunitários de Saúde, tiveram homenagem pela passagem dos 30 anos de atuação no município de Pau Brasil e em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde, comemorado no dia 04 de outubro – Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde.

A data, instituída pela Lei nº 11.585/2.000, homenageia o Agente Comunitário de Saúde (ACS), um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. O ACS é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

A festa realizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores, reuniu esses profissionais para um momento de confraternização. Sidnei, Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Pau brasil, fez um breve relato das dificuldades e dos avanços dos agentes no Brasil e no município de Pau brasil.

A prefeita, Barbara Prado e a Secretaria de Saúde, Sirlândia Soares, estavam presentes ao evento, além das Senhoras, Kellem (Coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Ana Claudia (Coordenadora da Atenção Básica e Fernando Quá (Chefe de Gabinete da Prefeita), que na oportunidade foi o Mestre de Cerimonia do evento.

Durante o evento as Agentes de Saúde, Elizabete, Aline e Gilcélia deram depoimentos sobre o motivo que a influenciou a se tornar uma ACS; O que é ser um ACS; Qual a essência do ACS. Seus depoimentos foram aplaudidos por todos. Na oportunidade os Agentes de Combate as Endemias – ACE também foram lembrados pela comemoração realizada dias atras pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria de Saúde, Sirlândia, na sua fala agradeceu o empenho diário dos Agentes no cumprimento do dever e pelas metas alcançadas, impostas pelo Ministério de Saúde. Sirlândia ficou muito emocionada quando citou sua trajetória como Agente de Saúde. A Prefeita Bárbara Prado, também agradeceu pelos trabalhos realizados por todos e pelas metas atingidas e de sua importância para a população de Pau Brasil. 

Na oportunidade a Prefeita e Secretaria de Saúde fizeram a entrega de camisas para os Agentes Comunitário de Saúde, na manhã do dia 14. A homenagem contou a participação especial do cantor Gospel Cristian Lima