1813

Prefeitura Municipal de Pau Brasil

Pular para o conteúdo

Pau Brasil: Emancipação politica do município é celebrada diferente por conta da pandemia.

Fonte: Gabinete da Prefeita e Fernando Quá
19/04/2021 às 13h54

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Mantendo a tradição de 2020, a Prefeita, Secretários, Vereadores, Vereadora, Coordenadores, Diretores, Diretoras da Prefeitura de Pau Brasil e munícipes estiveram na manhã de hoje (19) de abril, celebrando o aniversário de emancipação política do município muito diferente dos anos anteriores.

No primeiro ano de gestão da Prefeita Barbara Prado foi feito o resgate do Pau Brasil Folia – Micareta de Pau Brasil e a inclusão do Pau Brasil Gospel que por conta da pandemia da covid-19, por mais um ano não foi possível acontecer em obediência às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.

As comemorações foram iniciadas com o hasteamento das bandeiras em frente ao Centro Administrativo Municipal Luiz Nogueira de Souza. A Prefeita Barbara Prado, o Presidente do Legislativo municipal, Vereador Marcinho de Carlão e a Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gizele Nascimento foram convidados para a cerimonia de hasteamento.

Por conta da pandemia a Fanfarra Municipal de Pau Brasil não foi convidada para evitar aglomeração, sendo o hasteamento realizado com a execução do Hino Nacional Brasileiro, por um carro de som.

Em seguida a comitiva foi convidada para participar da Missa em Ação de Graças pelo aniversário do município, celebrada pelo Padre Marcos, na Capela de Santo Expedito (Bairro Genádio Andrade), concluindo as comemorações dos 59 Anos de Emancipação de Pau Brasil.

Um pouco da historia de Pau Brasil.

Os moradores e políticos do Distrito de Santa Rosa e da sede do município (Canavieiras) perceberam que Santa Rosa poderia sobreviver com as suas rendas. O cacau e o gado eram as principais culturas existentes e isso dava margem de respaldo para que a população se unisse para elevar Santa Rosa à categoria de Município.

Depois de muitas lutas e labutas, finalmente em 18 de abril de 1962, o Governador do Estado da Bahia, Juracy Magalhães, assina a Lei Estadual n.º 1.681, criando o Município de Pau Brasil, desmembrando do de Camacan. O primeiro Prefeito de Pau Brasil tomou posse no dia 07 de abril do ano de 1963, eleito pelo voto direto do povo de Pau Brasil.

A gestão do primeiro prefeito, José Veloso Viana (Zelito Veloso) foi muito conturbada por conta da perseguição por Vereadores da oposição a sua gestão. Na primeira eleição de Pau Brasil somente “Zelito” teve a sua chapa registrada em Canavieiras. O grupo de oposição comandado por Luiz Nogueira e Fabriciano Lopes levou todo o tempo da campanha perseguindo o grupo de Zelito, quando o grupo percebeu o prazo de solicitação de registro da chapa já tinha expirado.

Por conta disso somente Zelito Veloso concorreu as eleição para Prefeitura de Pau Brasil, por isso o grupo de oposição resolveu fazer campanha para o voto em branco, mais a maioria venceu e Zelito saiu vitorioso. O grupo de oposição resolveu seguir oposição radical a gestão de José Veloso Viana.

Barbara Suzete de Souza Prado a primeira prefeita eleita e reeleita da história do município de Pau Brasil.

Uma cidade é sempre maior do que projetos pessoais.

Fotos: Fernando Quá