1813

Prefeitura Municipal de Pau Brasil

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Pau Brasil realiza Curso de Silagem para produtores rurais

Fonte: Gabinete da Prefeita
26/04/2021 às 13h59

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Em uma realização da Prefeitura de Pau Brasil, por meio da Coordenação de Agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comercio, Turismo e Meio Ambiente, foi realizado no domingo (25/04) um Curso de Silagem com capim.

A silagem consiste no armazenamento da forragem. Esse processo garante que a perda nutricional da forragem seja pequena e permite com que o alimento seja armazenado por um longo período, graças a uma fermentação controlada durante o processo. O método é válido tanto para o produtor que quer aumentar a produção de leite da fazenda, como para aquele que quer engordar o gado.

SILO TRINCHEIRA

O silo trincheira tem como principal característica a vala no chão. A cobertura é feita com lona plástica e para impedir a entrada o contato de oxigênio com o material, utiliza-se terra e areia. Pneu também pode ser boa opção. É usado na pecuária, devido a facilidade do manejo, desde que o gado fique próximo ao local.

SILO DE SUPERFÍCIE

Silo de superfície é uma opção barata, pois não requer investimento em alvenaria – paredes laterais – e bastante flexível, já que permite ao produtor escolher a localização que julgar mais conveniente, facilitando o abastecimento dos cochos num confinamento.

A ensilagem tem por objetivo principal preservar o máximo de nutrientes do capim natural na sua forma conservada, e isso é alcançado graças ao processo de fermentação. Após cerca de 30 dias, a silagem está pronta para ser consumida pelo rebanho, mas tem durabilidade de 18 a 24 meses quando ensacada.

O encontro técnico contou com a presença de vários pecuaristas da região e autoridades, do engenheiro agrônomo, George Batista, médico veterinário, Weberdan Barreto Mendes, Zootecnista, Ednoel Rodrigues e Patrícia de Almeida e dos introdutores e produtores rurais, Nerivaldo Alves de Almeida e Claudionor Gonçalves da Silva, também foi explicado sobre as desvantagens e prejuízos na queima da pastaria.

O Gerente Comercial Vista do Vale, Renato Freitas se colocou a disposição da Prefeitura e dos produtores rurais presentes, para uma parceria com a finalidade de plantar milho em grande escala e que a empresa compra toda a produção.

O Secretário de Infraestrutura, Antônio Prado parabenizou a ação e disse que a Prefeitura é parceira. “A realização do curso de Silagem e a proposta apresentada para o plantio do milho é muito bem vinda, estamos a disposição para ajudar no desenvolvimento da economia do nosso município, declarou Barbara Prado, Prefeita.

Também estiveram presentes Rosivaldo Augusto, que dirigiu a abertura do curso, Crizânia Muniz, Secretaria da Agricultura, Indústria, Comercio, Turismo e Meio Ambiente, Carlito, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Carlito Leal dos Santos, Fernando Quá, Chefe de Gabinete da Prefeita, Aelson Ferraz, Coordenador de Indústria e Comércio, Cristiane Muniz, Coordenadora de Agricultura, responsável pela realização do evento e Brennda, Vereadora.

O evento contou com a parceria do Vista do Vale para a realização do treinamento que tem por finalidade estimular os produtores rurais de Pau Brasil, para aumentar a produção em suas propriedades através da alimentação do rebanho bovino. A realização desse curso é um sonho para muita gente da bovinocultura do município, a Secretaria da Agricultura caminha para tornar isso uma realidade, em breve novas ações estarão acontecendo para promover a sustentabilidade da bacia leiteira de Pau Brasil.