Prefeitura de Pau Brasil edita medidas de combate ao coronavírus

Fonte: Gabinete da Prefeita
26/05/2020 às 15h32

Por meio de decretos a Prefeitura de Pau Brasil, com todo o conjunto dos órgãos municipais, tem atualizado de forma permanente as medidas de prevenção, controle e enfrentamento à disseminação do novo coronavírus. Todas as ações, orientadas pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública – COESP.

Além das recomendações das instancias superiores em saúde pública, a Prefeita Barbara Prado, assinou o primeiro decreto para conter as ações do novo coronavírus no município de Pau Brasil. O Decreto nº 390 de 17 de março de 2020, suspendeu as festas tradicionais: Concurso – Rainha da Cidade; Pau Brasil Gospel e Pau Brasil Folia, várias proibições foram determinas por esse decreto, inclusive suspensão do Campeonato Municipal de Futebol.

Novos decretos forma editados e publicados em decorrência do risco da infecção humana pelo coronavírus e como principal finalidade de conter os avanços do Covid-19, a proteger à vida da população urbana e rural (índia e não índia), em decorrência do risco da infecção humana pelo novo coronavírus.

As ações de competência do município já definidas por decretos do Poder Executivo Municipal, somadas a outros atos, a Prefeitura está em alerta permanente para a atualização de medidas necessárias para a segurança da população e de agentes públicos em atuação ante a pandemia de coronavírus.

Diante da necessidade de conter os avanços do Covid-19, a Prefeitura montou uma barreira sanitária que funciona durante o dia, para monitorar o acesso de pessoas ao município e assim conter o avanço da pandemia. Com essa parreira sanitária, durante o período ninguém entra sem antes ser abordado por um profissional de saúde, que avalia o estado clínico de cada pessoa.

Quem é morador do município mais que estava em outro município trabalhando, a equipe da Vigilância Sanitária preenche uma ficha para que a pessoa receba visita de um profissional de saúde. A barreira sanitária está sendo realizada pela Vigilância Sanitária e conta com apoio da Guarda Municipal.