1813

Prefeitura Municipal de Pau Brasil

Pular para o conteúdo

Prefeita de Pau Brasil faz visita a Funai para buscar apoio para melhoria das estradas.

Fonte: Gabinete da Prefeita
26/07/2021 às 12h25

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeita de Pau Brasil, Barbara Prado foi recebida sexta-feira (23) pelo Senhor Lari Gomes, Coordenação Regional da Funai do Sul da Bahia (Porto Seguro). A solicitada pela Prefeita teve por finalidade buscar entendimento e apoio para que a Funai possa autorizar que a gestão municipal possa autorizar a extração de cascalho e por fim beneficiar as estradas que ligam a área indígena a sede do município.

Foi colocado ao Coordenador da Funai que o município de Pau Brasil está localizado em área de Mata Atlântica e por consequência com regiões de remanescente de matas e morros, a chuva anual vem prejudicando em especial as comunidades indígenas na sua locomoção diária para a sede do município.

A população indígena necessita trafegar diariamente no escoamento da produção para seu sustento, para tratamento médico ou até mesmo em situação de emergência. Por último as aulas da Rede Estadual serão aplicadas de forma hibrida, com a situação da estrada vai colocar em risco a vida dos estudantes no seu deslocamento para a sede da Aldeia Caramuru e para as escolas localizadas dentro da própria aldeia, nesse caso Aldeia de Água Vermelha, Ourinho e Taquari.

“Nós estamos aqui cobrando da Funai por que não aquentamos mais o sofrimento dos nossos parentes. As estradas a cada dia pior, as lideranças já autorizou que a Prefeitura tire o cascalho para as estradas e até hoje nada foi feito, a Funai precisa autorizar logo isso,” diz o Cacique Manoel Muniz.

“A situação que os nossos parentes estão vivendo por causa das estradas na nossa aldeia, nós não aguentamos mais isso, hoje sairemos daqui com uma solução” desabafa Edilson da serra.  

A estrada do Taquari que liga a sede do município de Pau Brasil ao Distrito de Jacareci/Camacan) já foi beneficiada pela prefeitura, com a extração de cascalho cedido por produtores rurais de Jacareci e Pau Brasil.

“Ao receber a Prefeita aqui na Coordenação, que é uma novidade, se deslocando de Pau Brasil até aqui demonstra que ela tem interesse em resolver a situação, a nossa equipe já está buscando informação com a Funai em Brasília, somente Brasília.

Para reforçar os pedidos o Chefe do CTL Wilson de Jesus (Ninho) e a Prefeita Barbara entregaram ao Coordenador, pedidos de providencias para melhoria das estradas. A convite da Prefeita também estiveram presentes na reunião as lideranças Indígenas: Lucas, Edilson da serra e Manoel Muniz, acompanhando a Prefeita, os Senhores Antônio Prado, Secretário de Infraestrutura e José Fernando, Chefe de Gabinete. O Cacique Zeca Pataxó, Coordenador do MIB – Movimento Indígena da Bahia, também esteve presente para reforçar a cobrança da comunidade do Caramuru.

“Nós estamos aqui por que queremos continuar fazendo o trabalho de melhoria das estradas dentro da Aldeia Caramuru, nós dependemos da autorização da Funai para liberar a extração do cascalho,” afirma a Prefeita, Barbara Prado. “O desejo da nossa gestão é que as estradas do nosso município ofereçam as condições necessárias para que os índios possam trafegar dentro da reserva ou fazendo o seu deslocamento até a sede do município, para melhorar as estradas somente com cascalho, sem isso é mais difícil,” destaca a Prefeita.

FOTOS: Fernando Quá