Prefeita Barbara Prado participa da marcha em defesa dos municípios

27/04/2022 às 22h27

A prefeita de Pau Brasil, Barbara Prado está participando da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que estará sendo realizada de25 a 28 de abril. A marcha evento está acontecendo no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento, que ocorre na capital federal até quinta-feira, 28, está mobilizando gestores em torno de pautas municipalistas.

Com entusiasmo de receber autoridades de todo o país, após dois anos sem a realização do maior evento municipalista da América Latina, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, foi o primeiro a subir ao palco na solenidade de abertura da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios para receber de forma calorosa todos os presentes. Em sua fala, fez um breve histórico das dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais ao longo dos anos e do quanto o movimento municipalista vem conquistando espaço no federalismo.

"Eu quero ressaltar momentos importantes para o nosso movimento. Logicamente que eu que participei de todas as Marchas, a primeira quando realizamos aqui em Brasília, fomos recebidos com cachorros no Palácio do Planalto. Os senhores lembram muito bem desse acontecimento, pois prefeitos eram sinônimo de mendigo em Brasília. Nós, a partir daí, começamos a fazer um trabalho forte em Brasília, que, depois de muitos anos, a Marcha que no passado era no sentido de Marcha mesmo, no sentido de bater panelas, isso terminou e estamos aqui de maneira civilizada para discutir o Brasil que nós queremos”, lembrou Ziulkoski.

Para uma plateia de mais de oito mil gestores municipais, Ziulkoski destacou a importância do envolvimento da União no repasse de recursos para os Municípios, além da colaboração do Congresso Nacional na interlocução da defesa dos pleitos locais. “Nós queremos não só na palavra, mas que na prática seja respeitado o pacto federativo. Muitos dizem que é assustador. Nestes anos de Marcha nós conseguimos alavancar para os Municípios e em caráter estruturante R$ 1 trilhão, com apoio do Congresso Nacional. isso é um processo lento, mas necessário para o gestor”, comentou o presidente da CNM.

“Pau Brasil se faz presente nessa Marcha com a finalidade de obter novos conhecimentos para a nossa gestão, bem como somar esforços junto aos demais prefeitos em defesa de pautas importantes para os nossos municípios, destacou Barbara Prado”, prefeita de Pau Brasil. O Secretário de Infraestrutura, Antônio Prado, está acompanhando a prefeita.