Prefeitura revitaliza Praça Nogueirão: um sonho antigo de Pau Brasil.

Fonte: Gabinete da Prefeita e Blog Paulo José
30/03/2021 às 21h55

Na sexta-feira (26), a Prefeita Barbara Prado fez a entrega da Praça Nogueirão devidamente revitalizada. A Prefeitura de Pau Brasil revitalizou uma importante área para os moradores da cidade, um local histórico na fundação do município, contou o Chefe de Gabinete Fernando Quá. A Praça Nogueirão é uma homenagem ao ex-prefeito Luiz Nogueira de Souza, que já se tornou um ponto de encontro e lazer dos moradores. O local é um novo ambiente com a revitalização feita com recursos próprios (municipal).

Sostenes Almeida era chefe do núcleo dos camisas-verdes da Vila de Santa Rosa, ele providenciou a abertura de uma área nas margens da água preta (rio Água Preta) para fazer as instruções dos seus comandados. Mário Hermes, Durvalino Novais, Joaquim Aguiar e família também eram do Movimento Camisa-Verde (Ação Integralista Brasileira). O povo aproveitava o local de treinamento para jogar futebol nos momentos de lazer, isso em 1935. Possivelmente atual praça Nogueirão.

A praça conta com uma ampla área para exercícios físicos, gramado, área de alongamento e pista de caminhada. O espaço, anteriormente sem iluminação, também recebeu novo sistema de luz de LED, além da alteração da paisagem local, uma verdadeira humanização do local que foi uma das primeiras Praça de Santa Rosa.

A ideia é fazer com que o morador do local auxilie o município na fiscalização da área, ajudando a conservar a área verde e/ou praça. Os munícipes recebem um importante instrumento de lazer, o que valoriza a cidade e os imóveis. Por conta da pandemia somente secretários, coordenadores, diretores escolares, assessores e vereadores foram convidados para a inauguração. As Secretárias Tati Prado, Gizele Nascimento, Crizânia Muniz, Sirlândia Xavier, Secretários Nego da Mata e Antônio Prado, os Vereadores Adson Niza, Marcinho de Carlão e Brenda estiveram presentes. Um grupo de pessoas também esteve presente para prestigiar o acontecimento histórico

Promessa de mais de 50 anos a cidade pode presenciar mais um sonho que a gestão da Prefeita Barbara Prado realiza para o povo de Pau Brasil. Em seu discurso, o Secretário de Infraestrutura, Antônio Prado, falou que muitas outras obras virão, citando como exemplo, o asfalto e pavimentação em diversas outras ruas, implantação de iluminação de Led em toda a cidade, aquisição de novos ônibus para servir a comunidade, galpão industrial e diversos serviços na cidade e zona rural.

''Vamos avançar ainda mais, Deus nos permitirá vencer essa pandemia para que muitas outras obras sejam possíveis, e que nosso povo mais pobre tenha mais realizações em suas ruas e vidas, '' disse o Secretário Antônio Prado.

A prefeita Bárbara Prado (PSD), presente na entrega, ressaltou que ações de revitalização paisagística e de iluminação mudam a vida das pessoas. “Esta é uma grande conquista para os moradores da região, com promessas de outros governos e que ninguém mais acreditava conseguimos tirar do papel e hoje estamos aqui para entregar uma das mais bonitas praças da cidade”, pontuou a prefeita.

A Prefeita que estava acompanhada da Vice-prefeita Suely Rodrigues e muito feliz com o acontecimento, declarou inaugurada a Praça Nogueirão. “Zé Branco” também foi convidado para representar os moradores e para fazer parte do momento de inauguração.

Fotos: Fernando Quá e Paulo José.