Prefeitura entrega próteses dentárias e eleva a autoestima dos beneficiados

Fonte: SMS
13/05/2022 às 12h50

A prefeita Barbara Prado esteve presente nesta quinta-feira (12) na Unidade Básica de Saúde Dr. Luiz Erlon Rodrigues para realizar a entrega das primeiras próteses dentárias do Brasil Sorridente, juntamente com a Vice-Prefeita Suely Rodrigues, Secretário de Infraestrutura Antônio Prado, entre outros secretários, coordenadores e diretores escolares presentes. Nesta etapa foram entregues 120 próteses e em breve dias mais 90 serão entregues para os beneficiários. As próteses dentarias vão elevar a autoestima dos beneficiários.

A reposição dentária é uma questão de saúde geral prioritária. A perda dos dentes ocasiona complicações na saúde do paciente, podendo gerar problemas estomacais pela ineficiência do sistema mastigatório, como o refluxo.

O uso de prótese dentária é uma das soluções mais comuns para a perda dos dentes e traz benefícios para a saúde, como melhora da fala, da mastigação, da estética e elevação da autoestima. É importante os pacientes estarem sempre atentos à sua saúde bucal e, se houver perda dentária, procurar por um dentista.

O Brasil Sorridente, programa do Ministério da Saúde tem por objetivo a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos, reunindo uma série de ações em saúde bucal, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). No municipio de Pau Brasil a ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal da Atenção Básica.

Foi possível ver no rosto de várias pessoas a alegria de poder voltar a ter dentes na sua boca, além de devolver o sorriso de vários munícipes, a Prefeitura também vai contribuir para melhorar a qualidade de vida do pau-brasilense, tudo isso é avanço. “Fizemos adesão ao Brasil Sorridente porque sabemos de sua importância para aqueles que não dispõe dos recursos financeiros necessários para obter a sua prótese dentaria, hoje entregaremos as primeiras unidades,” disse a Prefeita Barbara Prado.

O município de Pau Brasil completou no mês de abril, 60 Anos de Emancipação Política e Administrativa, o Dr José Marcelo, Dr Aluísio Vieira (Tengo) e o TBD Valdeir de Oliveira foram os responsáveis técnicos.

FOTOS: Fernando Quá